As unhas de gel são a nova sensação do momento no ramo da beleza. A especialista na área da beleza Deise Zuqui conta que muitas mulheres não ligam de fazer a unha, enquanto outras não ficam sem fazer por nada. O problema é que, muitas vezes, os esmaltes não sobrevivem muito tempo, principalmente para aquelas que costumam lavar louça e mexer muito com água. Foi por isso que o mercado criou as unhas de gel.
Elas são feitas à base de um gel fino e transparente que são aplicadas, preferencialmente, por um profissional capacitado, como manicures, que tenham estudado a técnica. Quando comparada a aplicação de unhas postiças, outra técnica muito comum no mesmo ramo, as unhas de gel possuem uma durabilidade maior e são menos agressivas às unhas originais.
No entanto, Deise Zuqui diz que as unhas em gel não podem ser usadas sempre, uma vez que a colocação mascaram imperfeições nas cutículas, micoses e outros transtornos mais graves, como uma lesão melanocítica. Ou seja, a pessoa só vai perceber quando estiver com graves sintomas. Por isso é de extrema importância um profissional qualificado, já que os erros contínuos podem prejudicar não somente a unha de gel, mas também a natural.
As unhas de gel, quando bem aplicadas, duram em média de 15 a 30 dias. Sua função não é apenas para quem quer que o esmalte dure por mais tempo, mas também para mulheres que têm a unha quebradiça, fazendo com que as unhas não cresçam. Então, as de gel fazem com que quebrem com menos frequência e protejam a unha natural, que vai crescendo saudável. Além disso, pode até ser a solução para quem tem o hábito de roer as unhas porque o gel funciona como uma capa protetora.
Entre os principais cuidados, a manutenção é a melhor. A manutenção é necessária, não só para aumentar a durabilidade, mas também para evitar que as unhas desenvolvam fungos e bactérias. Ela garante também que a durabilidade da unha de gel chegue até 3 meses se feita periodicamente, normalmente de 15 em 15 dias, quando o excesso de gel é lixado e a manicure aplica as camadas de gel novamente sobre as unhas originais. O ideal é deixar a unha descansar por pelo menos uma semana, depois de duas aplicações, a fim de garantir a natural.