A formação em um curso de Direito é muito vantajosa, afirma Bruno Burilli Santos – advogado que atua especificamente no combate à corrupção – pois esta área oferece diversos tipos de especializações para que o profissional atue de formas muito dinâmicas e variadas no mercado de trabalho. Uma dessas especializações acontece na área de Direitos Humanos.
Você já sabe o que faz um advogado especializado nesta área? Se deseja saber mais sobre este assunto, leia este artigo até o final e entenda mais.
Entenda o que são os Direitos Humanos
Em síntese, os Direitos Humanos consistem em normas que reconhecem e protegem a dignidade de todos os seres humanos, regendo como todos, individualmente, devem viver entre si em sociedade, bem como sua relação com o Estado e as obrigações deste para com todos, afirma o Dr. Bruno Burilli.
O que faz um advogado especializado na área?
O advogado especializado na área de Direitos Humanos tem como responsabilidades a garantia desses direitos universais, que devem acolher a todos e que são considerados indispensáveis para a promoção da qualidade de vida. Entre essas garantias, estão:
- Liberdade de pensamento, consciência e religiosidade;
- Liberdade de associação;
- Acesso a condições justas de trabalho e emprego;
- Direito à nacionalidade;
- Acesso à educação de qualidade.
Desta forma, o advogado especialista em Direitos Humanos pode atuar em diversas frentes, garantindo a efetividade desses direitos fundamentais. A área de atuação do profissional pode se dar tanto no setor público quanto no privado, bem como também atuar de forma autônoma em organizações não governamentais ou em outras instituições que necessitem de assistência jurídica, como a tão conhecida Organização das Nações Unidas.
Como se especializar na área
Para garantir uma especialização na área de, o Dr. Bruno Burilli Santos explica que é necessário uma pós-graduação que foque na área de Direitos Humanos, de forma que é necessário, como é evidente, uma formação anterior na área de Direito. Procurar por cursos e certificações externas que englobam a área também traz todo um diferencial ao currículo do profissional que deseja especializar-se neste ramo, bem como se especializar em línguas estrangeiras que garantem todo sucesso para uma carreira bem sucedida, conclui o advogado Bruno Burilli.