As mulheres são assoladas com diversas doenças em seu útero. À vista disso, o expert em endometriose, Orcione Ferreira Guimarães, entende que é de suma importância que as mesmas saibam o que é endometriose e fiquem atentas aos sintomas da doença, a fim de evitar graves consequências. Acompanhe o artigo para saber mais a respeito.
Endometriose
Segundo o egrégio Orcione Ferreira Guimarães Junior, a endometriose é uma doença na qual o tecido endometrial do útero cresce fora do mesmo, em cavidades abdominais. O endométrio é um tecido que contém sua espessura engrossada e geralmente é expelido junto com o ciclo menstrual da mulher.
No entanto, quando esse tecido se apresenta em outras regiões abdominais, ou seja, quando a paciente é assolada pela doença de endometriose, o mesmo não é expelido com a menstruação, o que pode ocasionar dores de natureza intensa, afetando diretamente nas atividades cotidianas da mulher.
Como ressalta o célebre Orcione Ferreira Guimarães Junior, o crescimento errado do tecido endometrial pode ser identificado após a paciente possuir vinte anos de idade, sendo que o mesmo pode crescer no local incorreto antes mesmo que a menina tenha seu primeiro ciclo menstrual. Portanto, é fundamental que as mulheres se atentem aos sintomas desta doença.
Sintomas
Dessa maneira, são variados os sintomas que podem estar ligados a endometriose, como as dores intensas na região do abdômen, o sangramento nas fezes (que pode significar que o tecido endometrial cresceu no intestino), massa abdominal palpável e cólicas menstruais fora do ciclo menstrual.
Outros indícios que são sintomas da endometriose, são:
- presença de dor no ato sexual;
- alterações no hábito intestinal;
- cansaço e fadiga excessivos;
- dificuldade para engravidar;
- presença de dor ao urinar.
Causas
Como indica o ilustre Orcione Ferreira Guimarães Junior, embora essa doença afete cerca de oito milhões de mulheres brasileiras, não se sabe as causas exatas da mesma. Dessarte, o que a ciência sabe é que a endometriose não é contagiosa e não pode ser causada por algo que a paciente tenha feito, acreditando-se que seja uma doença genética.
Informações de contato
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: https://instabio.cc/3081102EZ2eUm