O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico especialista em urologia, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, também é mestre e doutor na mesma área pela Universidade Federal de São Paulo. É co-autor do Livro Urologia Minimamente Invasiva e hoje conta à nossa redação acerca dos sintomas da candidiase masculina. Confira:
“A candidíase é uma infecção que ocorre geralmente na genitália, comumente em mulheres, a candidíase também assola homens”, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes. A maioria das pessoas acham que a candidíase afeta somente a parcela feminina da população, contudo, os homens podem acabar sofrendo deste mal. Além disso, seu nome se dá pois é decorrente de um fungo chamado candida albicans.
Este fungo está presente em todos nós, contudo, quando há a alteração e desequilíbrio deste nível estabelecido, há o surgimento de sintomas bastante incomodativos para as pessoas, afligindo quem desenvolve esta patologia. Dessa forma, com o auxílio do Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, conheça agora os sinais de candidiase masculina:
Os primeiros sintomas constumam envolver dor e ardência ao urinar, bem como um desconforto nas relações sexuais e corrimento. Contudo, um dos sinais mais fortes e presentes é o de vermelhidão em torno do pênis, ademais, há uma insistente coceira na região também. “Os sintomas causam severos incômodos ao homem”, ressalta o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.
O tratamento, geralmente, é feito com fármacos e pomadas anti fúngicos, também é aconselhável evitar alimentos gordurosos e com a presença de açúcar, pois estimulam a proliferação do fungo. O diagnóstico precoce é essencial para o início imediato do tratamento, tendo em vista o incômodo gerado por esse distúrbio.
Além de gerar coceiras e vermelhidão, a candidíase provoca edemas, ressecamento da pele, além do surgimento de placas esbranquiçadas ou avermelhadas na glande do penis ou em torno de toda sua extensão, fala o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, por isso, o tratamento urgente dessa patologia é de suma importância para o conforto do paciente.