A prostatite consiste em uma inflamação na glândula prostática, afirma o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes, médico urologista. Pode ser proveniente de inflamações e infecções, ou até mesmo distúrbios imunológicos e lesões.
A próstata é do tamanho de uma noz, com o passar dos anos, mais precisamente após os 50 anos, ela tende a aumentar naturalmente, é chamado de hiperplasia prostática benigna. Contudo, como dito, esse aumento é natural, já a prostatite é oriunda de uma possível inflamação, sendo necessária interferência médica.
A próstata é muito importante para o corpo masculino, é responsável por produzir grande parte do líquido seminal, além disso, a próstata tem a função de nutrir e proteger os espermatozóides, fala o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.
Um dos motivos para os homens não saberem suas condições de saúde é por conta da falta de exames e consultas médicas, principalmente pelo estigma e preconceito de frequentar essa especialidade. A masculinidade frágil ocasiona essas situações, porém é prejudicial e perigoso não ir ao médico, alega o Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes.
Além disso, os sintomas são muito doloridos, incluem dor, inchaço e queimação, em casos mais graves há a presença de febres e sangue na urina, além de dor ao urinar. Em suma, há uma dor em torno de toda a região pélvica.
O Dr. Marco Antonio Quesada Ribeiro Fortes é médico especialista em urologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutor nessa especialidade pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente atua na especialidade de urologista, com enfoque nas cirurgias de prostatectomia robótica e fala à nossa redação acerca do tratamento.
Em se tratando do tratamento da prostatite, geralmente, é feito de forma natural, em que há o aguardo e a espera para o fim da infecção do corpo humano, contudo, em casos mais avançados e críticos, o médico receita a ingestão de antibióticos, dessa forma, é muito importante consultar um médico e realizar exames periódicos.