Juntar dinheiro para uma viagem pode ser uma tarefa demorada, não é mesmo? O empresário, Haroldo Dalazoana Afonso Durães, entende que armazenar a quantia necessária pode levar algum tempo. No entanto, saiba que é possível acelerar esse processo através dos investimentos, que podem trazer melhores rendimentos em um curto prazo. Por isso, para conferir as principais opções que podem ser utilizadas para esse objetivo, continue a leitura deste artigo.
Um dos fatores que mais impedem as pessoas de viajarem é o dinheiro. Isso porque, os custos de uma viagem — seja ela internacional ou não — costumam ser caros, uma vez que é necessário gastar com as passagens, transporte, alimentação, hospedagem e lazer. Todavia, apesar de difícil, a tarefa de juntar recursos para um passeio é possível e, para isso, os investimentos podem ser de grande ajuda.
Investimentos para viagens
Nesse contexto, saiba que ao decidir guardar o dinheiro de uma viagem, existe a possibilidade de armazená-lo em uma poupança ou escolher algum investimento, que diferente da alternativa anterior, trará melhores rendimentos. Assim, será possível atingir o resultado esperado em um menor período. Vale ressaltar, que na hora de optar por alguma opção é fundamental observar se ela é de curto prazo — uma vez que o valor será guardado por um tempo reduzido. Para Haroldo Dalazoana Afonso Durães, esse é um ponto importante.
1. Títulos do Tesouro Selic
Desse modo, uma das primeiras opções de investimentos para juntar o dinheiro de uma viagem são os títulos do Tesouro Selic, os quais são emitidos pelo Tesouro Nacional. Além de existirem diversas alternativas — com aplicações e vencimentos específicos —, essa modalidade traz uma segurança maior para os investidores, uma vez que pertence a renda fixa. Para investir, é necessário abrir uma conta em uma corretora, que será uma espécie de mediadora.
2. Certificados de Depósitos Bancários
Os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) também são opções interessantes para quem deseja guardar dinheiro para uma viagem. Isso porque, além de serem fáceis de investir, eles apresentam bons rendimentos. Ao escolher essa alternativa, uma pessoa estará emprestando dinheiro para uma instituição bancária, recebendo o valor aplicado com juros. É importante na hora de escolher, verificar o vencimento. Conforme pontua Haroldo Dalazoana Afonso Durães, esse é um detalhe que merece atenção.
3. LCI e LCA
As Letras de Crédito do mercado imobiliário (LCI) e do agronegócio (LCA) também são modalidades que podem armazenar o dinheiro de uma viagem. Os títulos desses dois grupos são emitidos por bancos para captar recursos para instituições imobiliárias e do agronegócio. Vale ressaltar que essas categorias são de renda fixa e isentas do Imposto de Renda. Interessante, não?
4. Debêntures
Por fim, outra opção que pode ser escolhida são as debêntures. Basicamente, elas correspondem a títulos emitidos por empresas para arrecadar recursos para as suas atividades e pagamentos de dívidas. Um dos grandes benefícios dessas alternativas é a liquidez. No entanto, elas podem ser mais arriscadas que as demais. O empresário, Haroldo Dalazoana Afonso Durães, comenta que é importante avaliar antes de investir.