Você sabia que conceitos como educação ambiental e sustentabilidade andam de mãos dadas? O amante da natureza Julio Cesar Hintemann Filho comenta que esses dois pilares se complementam e, através deles será possível preservar o meio ambiente e garantir uma boa qualidade de vida. Quer saber mais sobre essa relação? Então continue a leitura deste artigo.
O que é educação ambiental?
Quando se fala sobre a educação ambiental, está se referindo a uma metodologia que visa compreender conceitos relacionados ao meio ambiente e sua preservação. Através dela, será possível construir o senso crítico dos cidadãos e criar ações coletivas que contribuam para a solução de problemáticas como, aquecimento global, efeito estufa, poluição dos rios, entre outras.
O que é sustentabilidade?
Apesar de ser muito falada, pode haver dúvidas sobre a sustentabilidade. O termo refere-se a capacidade de atender as necessidades de uma sociedade atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras serem atendidas também. O empresário Julio Cesar Hintemann Filho pontua que através desse propósito será possível alcançar o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação dos recursos naturais.
A sustentabilidade abarca três pilares: o ambiental, o social e o econômico. Como citado, o ambiental será responsável por preservar os recursos naturais. Já o social, tem como propósito garantir a igualdade e o bem estar para todos os cidadãos. Por fim, o pilar econômico visa garantir que as atividades financeiras não prejudiquem o meio ambiente.
Educação ambiental e sustentabilidade, qual a relação?
Mas qual a relação entre educação ambiental e sustentabilidade? Conforme o renomado Julio Cesar Hintemann Filho explica, através de uma educação que vise conscientizar a população sobre temáticas ambientais, será possível fazer com que essas pessoas adotem práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.
Sendo assim, exemplos de ensinos que podem ser aplicados são a separação e descarte correto do lixo, a economia no consumo de água e energia, o plantio de árvores e a preferência por produtos recicláveis. Além disso, outro ponto que pode ser ensinado na educação ambiental é o consumo consciente.
Portanto, a parceria entre educação ambiental e sustentabilidade irá motivar a população a ter mais conhecimento sobre como suas ações impactam o meio ambiente. O defensor de boas práticas ambientais Julio Cesar Hintemann Filho ainda ressalta que através do incentivo dessas atitudes, será possível ter o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação da natureza.