A empatia fornece à sociedade uma busca para melhorar a qualidade de vida, essa forma de empatia é chamada filantropia. Os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini entendem que a filantropia na área da saúde é uma das mais importantes atuações das instituições filantrópicas, pois visa estabelecer uma qualidade de vida centrada no cuidado com a saúde. Quer saber mais sobre a filantropia na área da saúde? Então, continue lendo.
Filantropia
Primeiramente, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, ambos empresários filantrópicos na área da saúde, apontam que é preciso compreender o que é filantropia. A filantropia significa “profundo amor à humanidade”, ou seja, um indivíduo filantropo é aquele que é empático e visa transformar as precárias condições de vida do outro.
Instituições filantrópicas
Após compreender o que é filantropia, fica mais fácil adquirir informações acerca das instituições filantrópicas. Essas são instituições sem fins lucrativos que visam apoiar uma causa. Segundo Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, essas instituições funcionam através de doações ou dinheiro arrecadado em um evento.
Assim, a filantropia na área da saúde funciona a partir de instituições filantrópicas, que são entidades privadas, porém sem fins lucrativos, que gerenciam uma unidade de saúde, possuindo como finalidade proporcionar um melhor serviço na saúde de uma determinada região. São exemplos dessas instituições os hospitais Santa Marcelina e Edmundo Vasconcelos.
Como apontam os célebres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, a filantropia na área da saúde é uma grande aliada do SUS (Sistema Único de Saúde). As instituições filantrópicas propagam trabalhos voltados para a melhoria da saúde pública, disponibilizando cerca de 116 mil leitos SUS, ou seja, 32% dos leitos públicos brasileiros.
Importância da filantropia na área da saúde
Do mesmo modo que a filantropia exerce transformações em um determinado âmbito, a filantropia na área da saúde, como ressaltam os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, realiza mudanças positivas na saúde pública, expandindo o alcance destas nas famílias brasileiras menos afortunadas.
Sendo, portanto, evidente que a filantropia na área da saúde é iminente para o SUS, pois, além de ela ser pura para o exercício da cidadania, ela também complementa os governos federais, estaduais e municipais, expandindo a demanda da saúde pública até onde o governo não foi capaz de ofertá-la.